PROJETO
PROJETO
Trypansoma quem?

Doença de Chagas: uma doença tropical negligenciada

Esse portal consiste em uma exposição virtual acerca da Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase Americana, uma doença parasitaria negligenciada, que apesar de não ser tão conhecida como a malária e a cólera, afeta de seis a sete milhões de pessoas em 44 países no mundo. Está inserido em um projeto de educação e divulgação científica acerca dessa doença tropical negligenciada, que afeta milhares de brasileiros a cada ano. O projeto como um todo teve outro segmento, além desse portal: um estande na edição de 2023 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizado com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nosso objetivo é disponibilizar para o grande público, especialmente para estudantes e professores da Educação Básica do Distrito Federal, informações científicas, em formato lúdico-educativa acerca da Trypanozoma Cruzis. A temática do projeto se insere no âmbito da pesquisa básica em Biologia, mais especialmente no campo da Parasitologia. O projeto também coloca emn evidência o médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, descobridor do protozoário causador da doença. Mais especificamente, eis os objetivos do projeto:

1. Promover uma ação de divulgação científica de amplo alcance sobre a Doença de Chagas;
2. Promover a difusão científica de conhecimentos científicos sobre a Doença de Chagas;
3. Estimular a curiosidade científica de estudantes das redes de ensino do Distrito Federal acerca do estudo da virologia e da Doença de Chagas;
4. Colocar em evidência o trabalho e a vida do médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz.

Nosso objetivo é disponibilizar para o grande público, especialmente para estudantes e professores da Educação Básica do Distrito Federal, informações científicas, em formato lúdico-educativo, acerca da doença, seu inseto vetor e sua distribuição no território brasileiros, modos de transmissão e prevenção, sintomas e tratamento, dentre muitas outras informações. A temática do projeto se insere no âmbito da pesquisa básica em Biologia, especialmente no campo da Parasitologia e, enquanto atividade de divulgação científica, busca também promover interesses dos estudantes sobre a temática e sobre o campo científico da Parasitologia.
Image
Image

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) fixou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Trata-se de uma agenda de ação até 2030, com 17 Objetivos e 169 metas. Esses objetivos abrangem diversas áreas, incluindo saúde, erradicação da pobreza, educação, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, entre outros. Embora a Doença de Chagas não seja diretamente mencionada como um dos ODS, ela está relacionada a várias metas específicas dentro desses objetivos, principalmente no âmbito da saúde. Alguns exemplos incluem:

Objetivo 3 (ODS 3): Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

  • Meta 3.3: Até 2030, acabar com as doenças tropicais negligenciadas e combater as doenças transmissíveis.
  • Meta 3.8: Alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção contra doenças transmissíveis.

A Doença de Chagas é considerada uma doença tropical negligenciada, pois afeta principalmente populações pobres e carentes de recursos. Portanto, abordar a Doença de Chagas está alinhado com o Objetivo 3 (ODS 3) e suas metas relacionadas.