Jogo: Desafio Chagas
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Apresentação

Desafio Chagas é um jogo educativo desenvolvido para o ensino-aprendizagem da doença de Chagas utilizando tecnologias de realidade aumentada. Destinado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, o jogo tem como objetivos principais:

  • Desenvolvimento de Conhecimentos: Ensinar sobre os sintomas, estágios, formas de transmissão, tratamento, prevenção e impacto socioeconômico da Doença de Chagas.
  • Habilidades Práticas: Capacitar os jogadores a reconhecer sintomas, identificar riscos e tomar medidas preventivas.
  • Motivação Pedagógica: Utilizar a interatividade e a ludicidade para tornar o aprendizado mais engajador e efetivo.

O Desafio Chagas fomenta o autocuidado, a prevenção, a busca por tratamento precoce e a adesão a políticas públicas, proporcionando uma experiência educativa rica e interativa.

Como Jogar

1. Preparação para o jogo

  • Imprima os Materiais

Antes de iniciar, imprima o mapa, as cartas do jogo e o questionário de perguntas (instruções detalhadas na seção "Imprimir itens do jogo").

  • Organize as Equipes

 Divida a turma em equipes de até 5 pessoas. Cada equipe deve receber um kit contendo o mapa, as cartas e o questionário de perguntas.

  • Os estudantes devem ter estudado a doença de Chagas em sala de aula e/ou explorado sobre ela no Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB.

2. Instalação do Aplicativo

Disponível na App Store para dispositivos iOS e na Play Store para dispositivos Android (instruções detalhadas na seção "Baixar aplicativo").

  • Selecione o Jogo

 Após instalar, abra o aplicativo PuftPalkim e selecione "Desafio Chagas".

3. Interação com a Realidade Aumentada

  • Configuração do Ambiente

 Espalhe o mapa e as cartas impressas em uma superfície plana.

  • Uso da Câmera

Abra o aplicativo e aponte a câmera do celular para as cartas e o mapa. Isso ativará as animações em realidade aumentada que fornecerão informações essenciais para o jogo.

4. Responda perguntas explorando o mapa e cartas

  • Comece pela Carta Início

 Após configurar o ambiente, os jogadores devem começar pela carta início e seguir as instruções fornecidas.

  • Questionário de Perguntas

Utilize o questionário impresso como guia na busca de respostas no mapa e nas cartas.

  • Seguir as Instruções

Cada carta contém perguntas e informações relacionados à Doença de Chagas.

  • Explorar o Mapa

As perguntas do questionário exigem que os jogadores busquem informações no mapa, utilizando a realidade aumentada para obter respostas e completar as tarefas.

IMPRIMIR ITENS DO JOGO

Imprimir o Mapa, as Cartas e o Questionário:

- Impressora Colorida

Para uma melhor visualização e experiência, utilize uma impressora colorida.

- Impressora Preto e Branco: Não pode imprimir colorido? Sem problemas! O jogo funciona bem em preto e branxo

- Alta Qualidade: Selecione a opção de alta qualidade na impressora para garantir que todos os detalhes sejam visíveis.

Montagem dos Materiais

- Recorte as Cartas: Após a impressão, recorte as cartas seguindo as linhas guia.

- Imprimir o mapa: certifique-se de imprimir uma cópia para cada equipe.

- Questionário de Perguntas: Certifique-se de imprimir o questionário e distribua aos estudantes para que possam utilizá-lo durante o jogo.

- Distribuição dos Kits: Organize os materiais em kits contendo o mapa, as cartas e o questionário de perguntas, e entregue um kit para cada equipe.



BAIXAR O APLICATIVO

Para baixar e instalar o aplicativo PuftPalkim e acessar o jogo Desafio Chagas, siga estas etapas:

  1. Acesso à Loja de Aplicativos

- Abra a loja de aplicativos do seu dispositivo (App Store para iOS ou Play Store para Android).

  1. Busca pelo Aplicativo

- Na barra de busca, digite "PuftPalkim" e pressione enter.

  1. Download e Instalação

- Selecione o aplicativo PuftPalkim nos resultados da busca.

- Clique em "Baixar" ou "Instalar" e aguarde a conclusão do download e da instalação.

  1. Seleção do Jogo

- Abra o aplicativo PuftPalkim.

- Na tela inicial, selecione "Desafio Chagas".

- Siga as instruções na tela para iniciar o jogo.


COMO USAR EM SALA

Para garantir que os estudantes aproveitem ao máximo o Desafio Chagas, siga estas orientações pedagógicas:

1. Público-Alvo

- O jogo é melhor aplicável a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

2. Conhecimentos Prévios

- Assegure-se de que os estudantes tenham conhecimento prévio sobre a Doença de Chagas, que pode ser adquirido em sala de aula ou explorando o museu virtual de ciência e tecnologia da UnB.

3. Atividade Pré-Jogo

- Roda de Discussão: Antes de iniciar o jogo, sugerimos que organize uma roda de discussão sobre a Doença de Chagas. Incentive os alunos a compartilhar o que sabem sobre a doença, se conhecem alguém que foi afetado e como isso impacta suas vidas.

4. Dinâmica do Jogo

- Após configurar o ambiente, os jogadores devem começar pela carta início e ler as perguntas do questionário. Cada pergunta exige que os estudantes façam buscas no mapa utilizando a realidade aumentada para encontrar as respostas.

5. Atividade Pós-Jogo

- Revisão e Discussão: Após o jogo, sugerimos que retome a dinâmica da roda de discussão. Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante o jogo, como suas percepções mudaram e o que podem fazer para ajudar na prevenção e controle da Doença de Chagas em suas comunidades.

SUGESTÕES E FEEDBACK

Ajude a melhorar o jogo! Envie sugestões ou feedback através da seção "Contato" do site do museu virtual de ciência e tecnologia da UnB. Por favor, coloque "Jogo: Desafio Chagas" no título da mensagem.