Apresentação
Desafio Chagas é um jogo educativo desenvolvido para o ensino-aprendizagem da doença de Chagas utilizando tecnologias de realidade aumentada. Destinado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, o jogo tem como objetivos principais:
- Desenvolvimento de Conhecimentos: Ensinar sobre os sintomas, estágios, formas de transmissão, tratamento, prevenção e impacto socioeconômico da Doença de Chagas.
- Habilidades Práticas: Capacitar os jogadores a reconhecer sintomas, identificar riscos e tomar medidas preventivas.
- Motivação Pedagógica: Utilizar a interatividade e a ludicidade para tornar o aprendizado mais engajador e efetivo.
O Desafio Chagas fomenta o autocuidado, a prevenção, a busca por tratamento precoce e a adesão a políticas públicas, proporcionando uma experiência educativa rica e interativa.
Como Jogar
1. Preparação para o jogo
- Imprima os Materiais
Antes de iniciar, imprima o mapa, as cartas do jogo e o questionário de perguntas (instruções detalhadas na seção "Imprimir itens do jogo").
- Organize as Equipes
Divida a turma em equipes de até 5 pessoas. Cada equipe deve receber um kit contendo o mapa, as cartas e o questionário de perguntas.
- Os estudantes devem ter estudado a doença de Chagas em sala de aula e/ou explorado sobre ela no Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB.
2. Instalação do Aplicativo
Disponível na App Store para dispositivos iOS e na Play Store para dispositivos Android (instruções detalhadas na seção "Baixar aplicativo").
- Selecione o Jogo
Após instalar, abra o aplicativo PuftPalkim e selecione "Desafio Chagas".
3. Interação com a Realidade Aumentada
- Configuração do Ambiente
Espalhe o mapa e as cartas impressas em uma superfície plana.
- Uso da Câmera
Abra o aplicativo e aponte a câmera do celular para as cartas e o mapa. Isso ativará as animações em realidade aumentada que fornecerão informações essenciais para o jogo.
4. Responda perguntas explorando o mapa e cartas
- Comece pela Carta Início
Após configurar o ambiente, os jogadores devem começar pela carta início e seguir as instruções fornecidas.
- Questionário de Perguntas
Utilize o questionário impresso como guia na busca de respostas no mapa e nas cartas.
- Seguir as Instruções
Cada carta contém perguntas e informações relacionados à Doença de Chagas.
- Explorar o Mapa
As perguntas do questionário exigem que os jogadores busquem informações no mapa, utilizando a realidade aumentada para obter respostas e completar as tarefas.
IMPRIMIR ITENS DO JOGO
Imprimir o Mapa, as Cartas e o Questionário:
- Impressora Colorida
Para uma melhor visualização e experiência, utilize uma impressora colorida.
- Impressora Preto e Branco: Não pode imprimir colorido? Sem problemas! O jogo funciona bem em preto e branxo
- Alta Qualidade: Selecione a opção de alta qualidade na impressora para garantir que todos os detalhes sejam visíveis.
- Recorte as Cartas: Após a impressão, recorte as cartas seguindo as linhas guia.
- Imprimir o mapa: certifique-se de imprimir uma cópia para cada equipe.
- Questionário de Perguntas: Certifique-se de imprimir o questionário e distribua aos estudantes para que possam utilizá-lo durante o jogo.
- Distribuição dos Kits: Organize os materiais em kits contendo o mapa, as cartas e o questionário de perguntas, e entregue um kit para cada equipe.
BAIXAR O APLICATIVO
Para baixar e instalar o aplicativo PuftPalkim e acessar o jogo Desafio Chagas, siga estas etapas:
- Acesso à Loja de Aplicativos
- Abra a loja de aplicativos do seu dispositivo (App Store para iOS ou Play Store para Android).
- Busca pelo Aplicativo
- Na barra de busca, digite "PuftPalkim" e pressione enter.
- Download e Instalação
- Selecione o aplicativo PuftPalkim nos resultados da busca.
- Clique em "Baixar" ou "Instalar" e aguarde a conclusão do download e da instalação.
- Seleção do Jogo
- Abra o aplicativo PuftPalkim.
- Na tela inicial, selecione "Desafio Chagas".
COMO USAR EM SALA
Para garantir que os estudantes aproveitem ao máximo o Desafio Chagas, siga estas orientações pedagógicas:
1. Público-Alvo- O jogo é melhor aplicável a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
2. Conhecimentos Prévios
- Assegure-se de que os estudantes tenham conhecimento prévio sobre a Doença de Chagas, que pode ser adquirido em sala de aula ou explorando o museu virtual de ciência e tecnologia da UnB.
3. Atividade Pré-Jogo
- Roda de Discussão: Antes de iniciar o jogo, sugerimos que organize uma roda de discussão sobre a Doença de Chagas. Incentive os alunos a compartilhar o que sabem sobre a doença, se conhecem alguém que foi afetado e como isso impacta suas vidas.
4. Dinâmica do Jogo- Após configurar o ambiente, os jogadores devem começar pela carta início e ler as perguntas do questionário. Cada pergunta exige que os estudantes façam buscas no mapa utilizando a realidade aumentada para encontrar as respostas.
5. Atividade Pós-Jogo- Revisão e Discussão: Após o jogo, sugerimos que retome a dinâmica da roda de discussão. Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante o jogo, como suas percepções mudaram e o que podem fazer para ajudar na prevenção e controle da Doença de Chagas em suas comunidades.